quarta-feira, 23 de junho de 2010

VEDAS

Veda significa saber ou conhecimento. O livro se divide em três conjuntos de textos: a Samhita (coleção de hinos sagrados), os Bramana (explicações e comentários dos Samhita) e os Upanishad (textos filosóficos, de caráter esotérico e metafísico). O Vedanta é o suplemento aos Vedas, de escritura permanente até hoje. (Unimes Virtual – Licenciatura em História)


BRAHMANES

Os hinos védicos foram escritos durante séculos, sendo obra de muitos autores. Eles foram transmitidos de geração em geração por tradição oral e por isso é difícil saber precisamente quando foram escritos. Eles são a base de toda a literatura e a filosofia indiana e podem ser considerados o corpus de conhecimentos mais antigo da história. O livro contém hinos, orações, prescrições rituais, fórmulas mágicas (mantras) e encantamen­tos que formam os alicerces do chamado bramanismo, a religião altamen­te ritualizada regida pelos sacerdotes brahmanes. (Unimes Virtual – Licenciatura em História)



CASTAS

O sistema de castas foi codificado lentamente, é provável que não exis­tisse ainda no período védico antigo. A divisão tradicional inclui quatro castas (posteriormente apareceram várias outras castas e subcastas):
• Brahmanes (sacerdotes responsáveis pelo ritual)
• Kshatrias (guerreiros)
• Vaisyas (camponeses livres)
• Sudras (servos)

Somente as três primeiras castas têm direito a ouvir o Veda. A quarta casta seria constituída (de acordo com a teoria da invasão ariana ) por não-arianos ou por arianos desclassificados. Por ser considerada impura, a quarta casta não podia ouvir o Veda, nem participar dos sacrifícios. Os sacrifícios rituais ocupam o centro da vida religiosa, influenciando todos os aspectos da vida. Isso dá à primeira casta, aos brahmanes, um imen­so poder e prestígio na sociedade. Há uma estrita regulamentação dos deveres sociais de cada casta. As castas mais baixas, por exemplo, só podiam exercer funções infamantes e depreciadas como carrasco, lavador de cadáveres, carniceiro etc.

(Unimes Virtual – Licenciatura em História - )




KARMA

KARMA

O hinduísmo tradicional não conhece as idéias e céu ou inferno, ou seja, de um além-mundo para o qual a alma individual seria enviada após a morte. Em vez disso, existe a crença no ciclo de reencarnações, ou seja, a crença em que depois da morte a alma transmigra para um outro corpo, recomeçando o ciclo da vida. A reencarnação seria conseqüência dos atos (karman) praticados na vida anterior. Assim, quem nasceu nas castas su­periores teria praticado boas ações na existência anterior, enquanto quem nasceu nas inferiores estaria pagando por suas más ações passadas.
(Unimes Virtual – Licenciatura em História - )