sábado, 14 de novembro de 2015

ÍNDIA TERRA DO HINDUISMO

Índia reúne maioria dos 750 milhões de hinduístas do mundo
Fiéis dançam em festival religioso no norte da Índia
Fiéis dançam em festival religioso no norte da Índia
Hinduísmo é o nome dado a uma série de religiões e culturas que surgiram e ainda existem na Índia. A religião é abraçada hoje por 750 milhões de fiéis, e a maioria deles vive no país, onde o hinduísmo começou a florescer e se firmar durante o ano 1.000 d.C.

No século 3 a.C, a religião nacional da Índia era o budismo. Durante os séculos 18 e 19, o hinduísmo sofreu influências externas, quando missionários ocidentais tentaram converter os hindus.

Como outras religiões orientais, o hinduísmo não é facilmente definido por padrões ocidentais. É uma religião sem fundador, sem código de fé ou fonte de autoridade.

Os hinduístas não fazem separação entre religião e outros aspectos da vida. Para o hindu, Deus está em todas as coisas.

Fundamentos do hinduísmo

No hinduísmo não há muitos aspectos comuns a todos os grupos de fiéis, mas os adeptos da religião compartilham um sentimento de solidariedade e identificação.

As características mais comuns dos hinduístas são a fé em uma única divindade ou deus supremo que está presente em tudo.

Crê-se ainda em outros deuses que sejam ligados ao deus supremo e que a alma passa por um ciclo de nascimento e morte. Acredita-se no carma — uma força que determina a qualidade de cada vida —, dependendo de como se viveu na vida anterior.

A maioria dos fiéis adora em casa, em um pequeno santuário. Os templos hindus são o foco da vida religiosa, mas não existe uma tradição de adoração em grupo.


Adoração é feita também individualmente

O hinduísmo não procura converter pessoas, mas algumas seitas indianas modernas já começam a procurar novos adeptos.

A religião pode ser definida mais como uma maneira de compreender o universo e como se viver neste universo.

Há muitas falsas concepções sobre hinduísmo que são resultado de uma tentativa do Ocidente de encaixá-lo dentro de uma espécie de sistema religioso.

Verdade e fé

O hinduísmo não insiste em ser a “única verdade religiosa” como outras religiões nem tem um código centralizado de fé. Não há uma forma “correta” de hinduísmo (embora textos antigos afirmem o contrário).
Não existe também um livro equivalente à Bíblia ou ao Corão.

O hinduísmo oferece mais importância à tradição oral, algo não muito bem aceito pelos estudiosos do Ocidente.

O hinduísmo continua se desenvolvendo através de ensinamentos de pessoas modernas sobre sabedoria.

Para muitos hinduístas, religião é uma questão de prática não de credos. Ações valem mais que a fé. Por trás da prática do hinduísmo existe a convicção de que cada alma está presa ao ciclo do nascimento, morte e renascimento. E cada fiel quer escapar desse ciclo.


Líder religioso hindu

O objetivo dos hinduístas é viver de um modo que proporcione sempre melhorar para a vida seguinte. Viver e agir de maneira correta é conhecido como dharma, o nome indiano para religião é sanatana dharma, que significa “dharma eterno”.

Os hinduístas acreditam que o universo é um padrão cíclico, ou seja, não tem começo nem fim.