segunda-feira, 23 de maio de 2016

LIVRO: CÓDIGO HAMURABI E A LEI DE MOISÉS

O Escriba Valdemir publicou o livro CÓDIGO HAMURABI E A LEI DE MOISÉS, este livro pode ser comprado pelo endereço eletrônico abaixo,  ou lido gratuitamente  logo a seguir.

https://clubedeautores.com.br/book/209674--Codigo_Hamurabi_e_a_Lei_de_Moises#.V0L5xPkrLIU
ou no amazon.com

Cover_front_medium

Número de páginas: 137 

Edição: 1(2016) 

ISBN: 978-1533413420 

Formato: A5 148x210 

Coloração: Preto e branco 

Acabamento: Brochura c/ orelha 

Tipo de papel: Offset 75g




O código de Hamurabi foi escrito cinco séculos antes de Moisés; e os pontos de semelhança mostram que uma das fontes da legislação mosaica foi o fundo de leis desenvolvidas pelas culturas semíticas durante um longo período de tempo. Pode-se dizer que as leis civis de Moisés ocupam cerca de quarenta parágrafos em Êxodo 21-23; em Levítico 18-20, um pouco mais do que vinte parágrafos; em Deuteronômio 12-16, cerca de noventa parágrafos. O material, desse modo, mostra ser bastante completo, embora não exageradamente longo. Esses cento e cinquenta parágrafos são menos do que os 282 parágrafos do código de Hamurabi. Todavia, estes dois códigos de leis da antiguidade, que remonta aos princípios da humanidade tem muitas semelhanças no que tange a aplicação da justiça. Este livro aborda o Código Hamurabi na íntegra e sempre comparando com a Torá, ou Pentateuco, ou os cinco livros de Moisés. A Lei de Moisés não era uma copia do Código Hamurabi, pois havia entre os dois códigos, definições diferentes sobre crimes e formas de punição.

PANTEÃO HINDU

PANTEÃO HINDU
Há muitos deuses dentro da cultura e prática religiosa hindu e até o deus principal tem inúmeras faces. Os membros da trindade ou trimurti são Brahma, Vishnu e Shiva.


BRAHMA



O deus da Criação, Brahma, um dos três trimurti, é o senhor dos deuses e da humanidade. Ele criou o Cosmos e é geralmente descrito com quatro mãos e quatro cabeças. Suas mãos representam as quatro direções e carregam:  uma ferramenta sacrificial, os Vedas (escrituras sagradas), um cálice de água e contas para rezar. É o intermediário entre Vishnu e Shiva.


SHIVA


O senhor da renovação e da destruição, Shiva é um dos grandes deuses da trindade hindu. Deus dos opostos e associado ao erotismo, também é o deus da masculinidade, e geralmente é representado montando o touro Nandi, símbolo de virilidade. Ele é desenhado com um terceiro olho no meio da testa, símbolo de iluminação. Shiva também é conhecido como o deus da dança.


VISHNU


Vishnu é o preservador do Cosmos, o protetor do mundo. Ele aparece como um dos muitos avatares quando o mundo está sob ameaça, tais como Rama e Krishna, na forma humana, Kurma, na forma de uma tartaruga, Matsya, na forma de um peixe, dentre muitas outras formas. Ele carrega uma concha, para afugentar demônios; uma clava, indicando sua força; um disco, para usar contra o mal; e a flor de lótus, simbolizando reencarnação.


KRISHNA



Krishna é a oitava encarnação de Vishnu e é conhecido como pastor sagrado da vaca. Em sua juventude, quando ele pastoreava vacas, tocava flauta para atrair as mulheres e filhas de outros pastores, assim se tornando conhecido como um grande amante. É associado à alegria do relacionamento entre deuses e humanos. É conhecido por suas travessuras selvagens e sua natureza brincalhona.


GANESHA


Também chamado de Ganesh, essa deidade com cabeça de elefante é conhecida por sua capacidade de transpor qualquer obstáculo. Simboliza abundância e conhecimento sagrado e é visto como o que traz a alegria às famílias. Sua cabeça simboliza sabedoria e alma, ou Atman, o último grau de divindade que os humanos podem atingir. Seu corpo humano, Maya, representa sua existência terrena como humano. É filho de Shiva.


KALI




Uma face feminina da divindade, Kali retrata a energia destrutiva, mas é também a deusa mãe ligada à criação. Conhecida como a Mãe Negra, Kali carrega uma espada e a cabeça de um demônio que ela matou. Usa um colar com 50 crânios, que representam os 50 caracteres do alfabeto sânscrito e indica o papel de Kali como deusa do conhecimento e destruidora da ignorância.


AGNI


O mensageiro dos deuses e responsável pela conexão entre eles e os seres humanos. Costuma ser representdo no auge da juventude, já que seu fogo é apagado e aceso todos os dias. Na maioria dos relatos, costuma ser descrito como o filho mais velho de Brahma.