Índia reúne maioria dos 750 milhões de hinduístas do mundo | ||
Fiéis dançam em festival religioso no norte da Índia | ||
Hinduísmo é o nome dado a uma série de religiões e culturas que surgiram e ainda existem na Índia. A religião é abraçada hoje por 750 milhões de fiéis, e a maioria deles vive no país, onde o hinduísmo começou a florescer e se firmar durante o ano 1.000 d.C. No século 3 a.C, a religião nacional da Índia era o budismo. Durante os séculos 18 e 19, o hinduísmo sofreu influências externas, quando missionários ocidentais tentaram converter os hindus. Como outras religiões orientais, o hinduísmo não é facilmente definido por padrões ocidentais. É uma religião sem fundador, sem código de fé ou fonte de autoridade. Os hinduístas não fazem separação entre religião e outros aspectos da vida. Para o hindu, Deus está em todas as coisas. Fundamentos do hinduísmo No hinduísmo não há muitos aspectos comuns a todos os grupos de fiéis, mas os adeptos da religião compartilham um sentimento de solidariedade e identificação. As características mais comuns dos hinduístas são a fé em uma única divindade ou deus supremo que está presente em tudo. Crê-se ainda em outros deuses que sejam ligados ao deus supremo e que a alma passa por um ciclo de nascimento e morte. Acredita-se no carma — uma força que determina a qualidade de cada vida —, dependendo de como se viveu na vida anterior. A maioria dos fiéis adora em casa, em um pequeno santuário. Os templos hindus são o foco da vida religiosa, mas não existe uma tradição de adoração em grupo.
O hinduísmo não procura converter pessoas, mas algumas seitas indianas modernas já começam a procurar novos adeptos. A religião pode ser definida mais como uma maneira de compreender o universo e como se viver neste universo. Há muitas falsas concepções sobre hinduísmo que são resultado de uma tentativa do Ocidente de encaixá-lo dentro de uma espécie de sistema religioso. Verdade e fé O hinduísmo não insiste em ser a “única verdade religiosa” como outras religiões nem tem um código centralizado de fé. Não há uma forma “correta” de hinduísmo (embora textos antigos afirmem o contrário). Não existe também um livro equivalente à Bíblia ou ao Corão. O hinduísmo oferece mais importância à tradição oral, algo não muito bem aceito pelos estudiosos do Ocidente. O hinduísmo continua se desenvolvendo através de ensinamentos de pessoas modernas sobre sabedoria. Para muitos hinduístas, religião é uma questão de prática não de credos. Ações valem mais que a fé. Por trás da prática do hinduísmo existe a convicção de que cada alma está presa ao ciclo do nascimento, morte e renascimento. E cada fiel quer escapar desse ciclo.
O objetivo dos hinduístas é viver de um modo que proporcione sempre melhorar para a vida seguinte. Viver e agir de maneira correta é conhecido como dharma, o nome indiano para religião é sanatana dharma, que significa “dharma eterno”. Os hinduístas acreditam que o universo é um padrão cíclico, ou seja, não tem começo nem fim. |
sábado, 14 de novembro de 2015
ÍNDIA TERRA DO HINDUISMO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário