segunda-feira, 23 de maio de 2016

PANTEÃO HINDU

PANTEÃO HINDU
Há muitos deuses dentro da cultura e prática religiosa hindu e até o deus principal tem inúmeras faces. Os membros da trindade ou trimurti são Brahma, Vishnu e Shiva.


BRAHMA



O deus da Criação, Brahma, um dos três trimurti, é o senhor dos deuses e da humanidade. Ele criou o Cosmos e é geralmente descrito com quatro mãos e quatro cabeças. Suas mãos representam as quatro direções e carregam:  uma ferramenta sacrificial, os Vedas (escrituras sagradas), um cálice de água e contas para rezar. É o intermediário entre Vishnu e Shiva.


SHIVA


O senhor da renovação e da destruição, Shiva é um dos grandes deuses da trindade hindu. Deus dos opostos e associado ao erotismo, também é o deus da masculinidade, e geralmente é representado montando o touro Nandi, símbolo de virilidade. Ele é desenhado com um terceiro olho no meio da testa, símbolo de iluminação. Shiva também é conhecido como o deus da dança.


VISHNU


Vishnu é o preservador do Cosmos, o protetor do mundo. Ele aparece como um dos muitos avatares quando o mundo está sob ameaça, tais como Rama e Krishna, na forma humana, Kurma, na forma de uma tartaruga, Matsya, na forma de um peixe, dentre muitas outras formas. Ele carrega uma concha, para afugentar demônios; uma clava, indicando sua força; um disco, para usar contra o mal; e a flor de lótus, simbolizando reencarnação.


KRISHNA



Krishna é a oitava encarnação de Vishnu e é conhecido como pastor sagrado da vaca. Em sua juventude, quando ele pastoreava vacas, tocava flauta para atrair as mulheres e filhas de outros pastores, assim se tornando conhecido como um grande amante. É associado à alegria do relacionamento entre deuses e humanos. É conhecido por suas travessuras selvagens e sua natureza brincalhona.


GANESHA


Também chamado de Ganesh, essa deidade com cabeça de elefante é conhecida por sua capacidade de transpor qualquer obstáculo. Simboliza abundância e conhecimento sagrado e é visto como o que traz a alegria às famílias. Sua cabeça simboliza sabedoria e alma, ou Atman, o último grau de divindade que os humanos podem atingir. Seu corpo humano, Maya, representa sua existência terrena como humano. É filho de Shiva.


KALI




Uma face feminina da divindade, Kali retrata a energia destrutiva, mas é também a deusa mãe ligada à criação. Conhecida como a Mãe Negra, Kali carrega uma espada e a cabeça de um demônio que ela matou. Usa um colar com 50 crânios, que representam os 50 caracteres do alfabeto sânscrito e indica o papel de Kali como deusa do conhecimento e destruidora da ignorância.


AGNI


O mensageiro dos deuses e responsável pela conexão entre eles e os seres humanos. Costuma ser representdo no auge da juventude, já que seu fogo é apagado e aceso todos os dias. Na maioria dos relatos, costuma ser descrito como o filho mais velho de Brahma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário